O professor Stephen Brown, da Ulster Business School, comentou que fez um estudo analisando cada tipo de fã da série Harry Potter. Ele dividiu todos nas 4 casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Em cada casa há um respectivo tipo de fã, sendo assim, cada uma teria uma característica específica.
Para Brown, os leitores se dividem em quatro categorias: os que se identificam com a casa Gryffindor — do próprio Harry –, são entusiasmados, energéticos e costumam ler o livro com avidez; os que se identificam com a casa Hufflepuff, leitores sistemáticos que mantêm o ritmo constante e relêem os livros; os que se identificam com a casa Slytherin, que preferem os filmes e fingem ter lido os livros apenas quando for de seu interesse; e os da casa Rawenclaw, irreverentes, subversivos e céticos
“Só os Hufflepuff são totalmente leais a Harry”, diz Brown. “Os Gryffindor já estão procurando outros interesses, os Slytherin nunca gostaram mesmo dele e os Rawenclaw. estão muito ocupados escrevendo sua própria ficção, ou colocando vídeos de gozo no YouTube”.
“Com vários filmes, um parque temático e livros relacionados ainda por vir, muito se aposta na continuação do apelo da marca. Mas se uma proporção significativa da base de fãs abandonar o Harry Potter, o status de J.K. Rowling como escritora mais bem paga do mundo pode ser ameaçada”, disse Brown.
Obrigado Oclumência!