Em 30 de junho de 1997, J.K. Rowling via o seu primeiro livro chegar às prateleiras das livrarias. Após receber várias respostas negativas de inúmeros editores, a autora conseguiu a aprovação da Bloomsbury, editora pouco conhecida na época. Assim Rowling relata:
"Demorou um ano para o meu agente, Christopher, encontrar um editor. Muitos recusaram. Então, finalmente, em agosto de 1996, Christopher telefonou-me, dizendo que a Bloomsbury tinha “feito uma oferta”. Não podia acreditar no que tinha ouvido. “Você está a dizer que vai ser publicado?” perguntei meio tonta. Depois de desligar comecei a berrar. Jessica, que estava sentada no seu cadeirão saboreando chá, olhou completamente assustada."
E como sabemos: J.K. Rowling, anónima há 13 anos, é hoje um fenómeno mundial, a nossa diva literária. O mais importante: os seus livros influenciaram uma geração, a nossa geração, e influenciarão muitas mais!
Crianças que nunca tinham lido um livro foram vistas debruçadas sobre montes de papel de 500 páginas ou mais e, o melhor, lendo-os com um grande prazer. A simples divulgação do título de um novo livro era manchete dos principais jornais do mundo. O lançamento dos seus livros movimentou multidões, encheu livrarias, contagiou o nosso mundo com a magia daquele mundo que Rowling criou.
Não achando um exagero dizer o seguinte, e sinto que a maioria dos fãs concordará comigo: a pessoa que sou hoje seria diferente se eu não me tivesse, um dia, sentido curioso a ler a Pedra Filosofal.
A minha vida mudou completamente a partir do momento que li a Pedra Filosofal. Nunca me fartei dos livros, nem dos filmes. Já os li, vi, reli, revi inúmeras vezes e nunca me farto.
Agradecia que comentassem, de forma a saber a vossa opinião.
J.K. Rowling, estarás sempre na minha infância, adolescência e na minha vida de adulto.