A responsável pelas publicações dos livros potterianos no Reino Unido - editora Bloomsbury - está a ser investigada devido a acusações de plágio em relação ao livro Harry Potter e o Cálice de Fogo (segundo o site SnitchSeeker). Quem realizou essas acusações foi o autor Adrian Jacobs, que escreveu o livro The Adventures of Willy the Wizard — No 1 Livid Land.
Segundo um press release divulgado pela Bloomsbury, essas alegações de plágio feitas por Jacobs são infundadas e não condizem com a verdade. A editora ainda acrescenta:
Ambos, Willy e Harry, são convocados a desvendar uma tarefa numa casa de banho, ajudados por outras pessoas, com o objectivo de descobrir como resgatar reféns humanos aprisionados por uma comunidade meia-humana, meio-animal, ou seja, criaturas fantásticas.
No entanto, J.K. Rowling alega que nunca ouviu falar no livro de Willy the Wizard.
Willy the Wizard é um livreto super insubstancial que tem apenas 36 páginas e que teve uma distribuição muito limitada. A personagem central de Willy the Wizard não é um jovem feiticeiro e a publicação não envolve uma escola de magia.
Obrigado Oclumência!